Laboratório de Humanidades Digitais

Os projetos “UNIR – Centro de Pesquisas e Articulação de Conhecimentos Rocinha-PUC-Rio”, coordenado pelo professor Marcelo Tadeu Baumman Burgos, e “Ecossistema de Formação e Inovação para a Sociedade Digital Inclusiva e Sustentável”, coordenado pelo professor Marcelo Gattass, foram aprovados pela FAPERJ. Ambos são apoiados pelo Laboratório de Humanidades Digitais.

 O projeto UNIR – Centro de Pesquisas e Articulação de Conhecimentos Rocinha – PUC-Rio foi aprovado na categoria B do edital FAPERJ Nº 37/2021 – Programa Favela Inteligente em Apoio às Bases para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha.

O edital busca apoiar iniciativas de instituições, com ou sem fins lucrativos, em ações de ciência, tecnologia e inovação que promovam o dinamismo econômico na Rocinha, em segmentos variados que incluem, por exemplo, a preservação de recursos naturais, educação básica e superior, atenção primária em saúde, saneamento básico, prevenção a catástrofes; segurança pública e prevenção a todos os tipos de violência, combate a todas as formas de discriminação; mobilidade e acessibilidade; assistência social e direitos humanos, entre outros. O edital é inédito entre as fundações de amparo à pesquisa do país.

Já o projeto “Ecossistema de Formação e Inovação para a Sociedade Digital Inclusiva e Sustentável”, apresentado ao edital FAPERJ Nº 24/2021 – Apoio de Ações Integradas de Inovação em Instituições de Ciência e Tecnologia Fluminenses, visa fomentar ações de formação e inovação para a sociedade digital no âmbito da universidade. O projeto abraça os centros de humanidades e tecnologia da universidade, além da incubadora Gênesis e a Agência PUC-Rio de Inovação.

Além dos dois projetos acima, o Laboratório colaborará com o projeto “Núcleo de Pesquisa e Reflexão sobre Cultura Digital e Ensino Médio”, coordenado pelo professor Edgar de Brito Lyra Netto, aprovado por ocasião do edital FAPERJ 45/2021 – Apoio à melhoria das escolas da rede pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro. O projeto tem por objetivo a criação, no CIEP Ayrton Senna, de um núcleo de trabalho transdisciplinar sobre cultura digital, letramento midiático e aprendizagem escolar.