A ideia central deste projeto é a criação, no CIEP Ayrton Senna, de um núcleo de trabalho transdisciplinar sobre cultura digital, letramento midiático e aprendizagem escolar. O objetivo é identificar linhas de ação pedagógica promissoras para o Ensino Médio no cenário pós-pandemia. Fato é que o isolamento social instalado no início de 2020 teve impactos em todas as esferas da vida brasileira, sendo a educação básica particularmente afetada.

Constatações importantes vieram à luz a partir das dificuldades de adoção do ensino remoto emergencial. Entre as principais estão o evidenciamento do papel das novas tecnologias na educação básica, formal e informalmente falando. Além das plataformas digitais de uso escolar, cumprem hoje papel relevante na subjetivação das juventudes as redes sociais, os influencers e a cultura gamer, não excetuadas as camadas socialmente menos favorecidas. Linguagens, práticas cognitivas e comportamentos, mesmo noções básicas de orientação, proximidade e distância, resultam transformadas pelos hábitos tecnológicos. Os desafios são múltiplos, a começar pelo necessário mapeamento da relação dos alunos com as novas tecnologias. Se não é mais possível prescindir dessas “ferramentas”, certamente não se trata de formar “meros usuários de novas tecnologias”. A proposta está alinhada com a BNCC (p. 471-472).

Integram o núcleo professores e estudantes do CIEP, licenciandos, professores e pesquisadores da PUC-Rio, além de convidados de outras instituições. Os componentes curriculares mais diretamente mobilizados são as Ciências Sociais e a Filosofia, em diálogo próximo com a Pedagogia, a Psicologia e a Ciência da Computação. A ideia é empregar conhecimentos teóricos e metodológicos na reformulação dos problemas postos e fomentar o possível diálogo transdisciplinar com os demais componentes curriculares do Ensino Médio. Além de benefícios mais imediatos e locais, a experiência no Ayrton Senna pode, com sorte, apontar direções para todo o Ensino Médio público.

Coordenação: Edgar de Brito Lyra Netto

Vigência: Aguardando termo de outorga

Apoio:

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