O Laboratório de Humanidades Digitais da PUC-Rio irá oferecer, nos dias 11 e 12 de maio, a oficina Tecnologias Digitais e Desigualdades no Campo Ambiental, oferecida pela jornalista e pesquisadora Brenda Taketa. A oficina terá duração de 04h, e ocorrerá presencialmente no Campus Gávea da PUC-Rio.

A oficina discutirá o uso das tecnologias digitais pelo Estado e pela sociedade para enfrentar desigualdades históricas, levando em consideração expectativas, limites e efeitos desses usos sobre territórios diversos dos pontos de vista social, econômico e ambiental. O digital traz às políticas ambientais o desafio de enfrentar novas formas de desigualdade. Ao mesmo tempo, satélites mais precisos, equipamentos inovadores e inteligência artificial criam perspectivas de celeridade na inclusão e na garantia de direitos como a proteção dos recursos naturais e a defesa dos territórios. A oficina usará pesquisas independentes feitas para o Instituto Lula sobre as “Novas e velhas desigualdades na era digital”. 

Brenda Taketa é pesquisadora, jornalista e doutora em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) na Universidade Federal do Pará (UFPA). É conhecida por articular diálogos acadêmicos com áreas da economia agrária, da história, da antropologia e da literatura para a compreensão das dinâmicas sociais na Amazônia.

Inscreva-se!

Data

11 e 12 de maio de 2023

Horário

17h às 19h

Formato e local

Presencial

Sala de reuniões do Decanato do CTC (12 andar prédio Leme)

Inscrições

Inscrições encerradas

Apoio