O Laboratório de Humanidades Digitais da PUC-Rio tem o prazer de tornar público o seu ciclo de oficinas e cursos para o ano de 2023.
Atividades – 2023.1
A novidade este ano é a oficina “Tecnologias Digitais e Desigualdades no Campo Sócio-Ambiental“, que será ministrada pela jornalista e pesquisadora Brenda Taketa (Doutora em Desenvolvimento Sócio-Ambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará). A oficina acontecerá nos dias 11 e 12 de maio, das 17h às 19h, na sala do decanato do CTC, campus Gávea – PUC-Rio, e propõe um debate crítico em torno do uso de tecnologias digitais na gestão do acesso à terra. Para além do solucionismo tecnológico, a oficina irá explorar os usos dessas tecnologias por governos e atores da sociedade civil, suas contradições e potencialidades. Mais informações sobre a oficina e sobre como se inscrever podem ser encontradas aqui.
Cumprindo sua missão de capacitar pesquisadores no uso de ferramentas digitais para a pesquisa, o Laboratório também ofertará, ainda no primeiro semestre de 2023, a oficina de “Mineração de Dados com Orange“, nos dias 19 e 20 de maio, e o curso “Análise Qualitativa com Nvivo“, nos dias 29, 30, 31 de maio e 01, 02 e 05 de junho. Mais informações sobre as inscrições para estas atividades podem ser encontradas nos links abaixo.
Mais informações e inscrições
- Oficina “Tecnologias Digitais e Desigualdades no Campo Sócio-Ambiental“
- Oficina “Mineração de Dados com Orange“
- Curso “Análise Qualitativa com Nvivo“
Atividades 2023.2
Em setembro de 2023, o LABHD PUC-Rio irá ofertar os cursos “Noções de programação em Phyton para as Humanidades” e “Noções de programação em R para as Humanidades“, além de uma oficina sobre “Coleta e Análise de Dados na Web“.
Encerrando o ciclo de oficinas e cursos para o ano de 2023, no mês de Outubro será realizado o curso de Sistemas de Informações Geográficas, com o intuito de familiarizar pesquisadores de diferentes campos das Ciências Humanas e Ciências Sociais com a prática do georreferenciamento e suas várias potencialidades para a pesquisa acadêmica e formulação de políticas públicas.
Mais informações e inscrições:
- Curso “Noções de Programação em Phyton para as Humanidades“
- Curso “Noções de Programação em R para as Humanidades“
- Oficina “Coleta e Análise de dados na Web“
- Curso “Sistemas de Informações Geográficas“