No ano de 2024, o Laboratório de Humanidades Digitais da PUC-Rio integrou o projeto de extensão “Justiça climática e incidência em políticas públicas internacionais: divulgação científica, juventude e participação cidadã.” O projeto nasceu com a proposta de contribuir para a construção de uma cidade mais justa e sustentável com base nos pilares da democratização do acesso à informação climática, da educação ambiental e da promoção da cidadania, tendo como principal eixo é a troca de saberes entre lideranças periféricas e a comunidade universitária da PUC-Rio para a disseminação de conhecimento e construção de capacidades, visando promover a participação cidadã na formulação de políticas públicas internacionais que permitam pensar soluções para os desafios socioambientais da cidade.
Através da colaboração entre o Instituto de Relações Internacionais (IRI) e o Laboratório de Humanidades Digitais (LabHD) da PUC-Rio e o Instituto PerifaLab, foram realizadas oficinas de elaboração de podcasts sobre a agenda climática, em preparação para as discussões da Reunião do G20 no Rio em 2024 e da COP 30 em Belém do Pará em 2025. O projeto foi viabilizado pelo Edital de apoio à Extensão Universitária em contextos de vulnerabilidade (2024) do Instituto de Estudos Avançados em Humanidades da PUC-Rio (IEAHu/PUC-Rio), e contou também com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center.
No segundo semestre de 2024, uma série de atividades foram desenvolvidas no âmbito deste projeto, que incluiu a criação de um espaço para a produção de podcasts no LabHD e a realização de uma Oficina de Produção de Podcasts com Ferramentas Gratuitas, oferecida pelo jornalista Thiago Kaczuroski. A oficina foi aberta a professores, pesquisadores e alunos convidados da PUC-Rio, bem como aos parceiros do projeto – membros do Instituto PerifaLab e lideranças periféricas ligadas ao projeto Jovens Negociadores do Clima.
Também foram realizadas três oficinas de mentoria com alunos de graduação do IRI PUC-Rio. Os alunos puderam ter contato com conceitos chave na discussão sobre justiça climática, como o racismo ambiental; e com temas específicos, como a relação entre mudanças climáticas e segurança alimentar, além de discutir as possibilidades de comunicação com incidência política sobre essas agendas.
Além disso, o LabHD também recebeu bolsistas de iniciação científica do Programa de Educação Tutorial (PET) do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio para gravação de episódio do PETCast sobre Racismo Ambiental. O episódio já está disponível na plataforma Spotify.
No ano de 2025, o LabHD seguirá apoiando atividades extensionistas no âmbito da graduação, recebendo grupos de estudantes para o treinamento e gravação de podcasts de divulgação científica.